domingo, 27 de janeiro de 2008

Confissões, orkut e pixels

Orkut é uma espécie de site bem conhecido na Internet atualmente
Entrar pra essa comunidade digital é quase um caminho sem volta pro vício
- porque representar sua própria vida e assistir à representação da vida dos outros deixa quase todos os mortais viciados
Isso, é claro, tem o poder de corroer um pouco sua sanidade mental:
Você pode começar a acreditar que tudo lá é verdade
Que tudo o que os outros falam sobre si mesmos é real
E que tudo o que você mesmo inventa lá é verdadeiro
- É aí que começa o perigo

No orkut, cada um pode colocar uma foto que funciona como sua “cara”
E ela pode ser trocada quando bem se entende

Hoje troquei a minha foto
Coloquei uma luz capturada no pôr do sol de uma praia do nordeste, linda
Ah, também tem meu rosto na foto - quer dizer, a tradução dele em pixels
Aqueles pixels esboçam um sorriso despreocupado e espontâneo
Totalmente verdadeiro na hora

Só que agora, não estou numa praia, nem no pôr do sol
E meu sorriso não é igual
Não estou tão despreocupada

Mas as pessoas que olham meu orkut não sabem disso
Elas não sabem onde e como está meu rosto no momento
Assim como eu não sei qual a verdadeira expressão delas agora

Elas podem achar que o vento representado na foto continua levando todas as preocupações pra bem longe

Tentei mergulhar nela pra acreditar nisso também, até ser verdade
Mas eu não sou feita de pixels


PS: Para preocupação, leia-se confusão. Porquê ainda acho que sou uma pergunta.



PS2: Preciso parar de fazer posts tão egocêntricos – Ah é, mas isto é um blog!

2 comentários:

Anônimo disse...

Vou acompanhar você no egocentrismo :P
No meu orkut tem uma imagem que eu tirei em brasilia tem 3 anos já. Eu me mudei duas vezes desde que atualizei meu orkut pela ultima vez, mas lá continua dizendo que eu moro em um lugar nada ver. Meu perfil é uma versão sépia de mim, perdida no tempo, com fotos dos meus 15 anos, uma época em que eu adorava essa coisa de pixels ai.
Mas seu post me levou a uma pergunta, não seria o orkut apenas uma representação virtual de algo que fazemos na vida real?... eu digo.. para interagir com as pessoas usamos máscaras, e muitas vezes não somos tão autênticos... eu acho que a internet simplesmente muda mais devagar que nossas caras e bocas mudam em um jantar.....

Anônimo disse...

genial