segunda-feira, 31 de março de 2008

No final, todo mundo é gente

Não sei por que ainda tem gente que move mundos e fundos pra querer se parecer com máquina. Quem foi que inventou as empresas, afinal? Tudo bem que um pouco de ‘hierarquia’ pode ser necessário às vezes pra manter a produção constante, mas aí é que está o problema: aposto que a maioria das pessoas não ia ligar se o ritmo da produção fosse desacelerado, quem faz girar engrenagem é máquina, é ela que faz a esteira de produção enlouquecer operários em fábricas.

As fábricas que não são feitas de engrenagens, mas de pessoas, e que nem tratam de produção material, mas de ‘humanidades’, às vezes, também se parecem com linhas de montagem, tão inseridas que estão nesse sistema. É o modo de vida capitalista empurrando as pessoas e elas se jogando cada vez mais dentro dele, querendo construir-se com concreto, quando são feitas de vida.

Antes que este texto vire mais uma crítica apenas ao capitalismo, esclareço, é mais uma crítica ao homem, desde sempre tropeçando pra tentar viver em sociedade. São as pessoas criando sociedades a partir das diferenças que não nasceram com elas, diferente das formigas, que já nascem com sua função. São os egos, orgulhos e discursos enrijecendo, quando surgiram de uma natureza nada dura, mas indefinida, viva e incerta, que forma o mundo.

Então a chefe chama o estagiário pra sua sala cinza cor de burocracia e pede que ele se sente na cadeira de metal frio de artificialidade, enquanto ela fica em pé, só pra ficar mais alta:

- Você não pode chegar 5 segundos atrasado, tem que avisar, e para nós, da diretoria. Nós temos uma hierarquia por aqui!
- Desculpe, eu não sabia.
O olha duro de pedra nem se abala, aproveita pra fuzilar o pobre recém chegado assustado um pouco mais. Mas não era crueldade, mais uma inércia de anos ali.

Todos voltam para os seus lugares. O garoto deixa o nervosismo escorrer pela cadeira e cair no chão 20 andares mais pra baixo, vai entrando no refrão da sua música preferida da semana e fica calmo, quase esquece.

Na sala cinzenta, toca o telefone, a chefe atende entediada. Até que um sorriso lhe rompe a dureza. Continua a trabalhar, chama mais subordinados a sua sala. Eles vão e vem, com expressões diversas.

Invariavelmente, uma hora, iriam começar a se identificar e conversar na sala ao lado. Então toca o telefone, era da diretoria de novo, “oh não, mais burocracia” ? Estariam fazendo barulho excessivo pros limites do isolamento acústico?

Nada disso:
- Pão de queijo.
- Pão de queijo? - responde o estagiário surpreso – Com qual recheio eu mais gosto? Não sei, talvez requeijão.
- É, esse é bom! Não conseguia me decidir, vou pedir uns, vê se mais alguém aí quer alguma coisa da lanchonete.

Não há nada absurdo em pedir pão de queijo, mas o que espantou o estagiário foi lembrar que gente tem fome. E a chefe finalmente demonstrou um traço de gente.

Quando foi embora, a mulher de salto alto ainda se despediu:
- Tchau, meninos!

Depois, o sub-editor voltou da copa sem sapatos, de meias. O escritório discutiu a classificação da primeira e da segunda divisão do futebol e todo mundo voltou a trabalhar leve. O ambiente ficou feliz, parecendo humano, nessas simplicidades sutis. Vai ver que era humano mesmo, feito de gente.

2 comentários:

Vandson disse...

O mundo tem se tornado um lugar besta. Todo mundo é super-competente, super organizado. Quase ninguém mais é bom ou tem talento sem ser engolido pela massa dos eficientes.
Sei lá, só me parece que é cada vez mais triste, automático, débil.
Ah, vamos abrir uma cerveja e esquecer isso.
A existência me entristece.

Noelle disse...

Somos auto-suficientes, sem sonhos coletivos... Mas isso não é possível o tempo todo, aí nos sentimos carentes de alguma coisa que não sabemos definir, precisamos de um consolo, de um alívio... Decidimos então ser humano, mesmo que por pouco tempo. Mas isso é ser humano? Enfim, a sociedade consegue viver com uma espécie de consenso mas com todos os tipos de interesses por trás disso. Por falar nisso, eu deveria estar estudando pra Sociologia. Tenho prova dessa disciplina semana que vem.