terça-feira, 10 de abril de 2012

A verdade sobre meu avô


Uma homenagem mais do que merecida à melhor pessoa que já conheci

Quem vive plenamente só fazendo o bem deixa tantos frutos que é até difícil de contar e continua vivo nos corações de cada um que cativou.

Um herói que guerreou desde pequeno como pastor de ovelhas e agricultor em Portugal. Não poderia ter recebido nome mais adequado, pois refletia, verdadeiramente e sem esforço, o espírito de São Francisco de Assis: humilde, amante e zelador dos animais, plantas e pessoas.

Veio para o Brasil com uma mão na frente e outra atrás, carregando a filha de apenas nove meses e a esposa. Aqui, foi construindo sua vida de forma simples e alegre. Trabalho, para ele, era uma brincadeira e não havia lugar por onde passasse em que não fizesse amigos e não ajudasse a alguém.

Mesmo sem completar o ginásio, tinha mais consciência de mundo e sabia da vida muito melhor do que um PHD. Dava valor somente às coisas simples e mais importantes: a família, os inúmeros amigos, o amor, passar tempo com os queridos, ajudar os outros, cuidar das plantas, flores e hortas, comer bem uma comida simples e saborosa feita com carinho, papear, rir, fazer os outros rirem, jogar um baralhinho e, é claro, tomar uma branquinha de vez em quando.

Não almejava luxo ou fama, por isso, teve a vida mais plena, confortável e feliz que pode haver e ficou mais famoso que muitos artistas globais.

Tanto esforço só lhe trouxe alegrias: viu a família crescer bonita e forte. Sua filha a cada segundo ao seu lado, seu orgulho. Vinda do nada, se formou em arquitetura e construiu outra família linda, que também sempre esteve ao lado do avô. Sua neta, seu maior orgulho, também não o decepcionou, sempre se destacou nos estudos, se formou jornalista na USP e, o mais importante, se tornou uma pessoa de bem como ele ensinou. 

Foi meu segundo pai. Muito mais que o melhor avô que pode existir. Tivemos a sorte de conviver intensamente durante estes 23 anos, nunca passou uma semana em que não fosse visitá-lo, no mínimo, uma vez - o normal era várias vezes e se falar quase todos os dias.

Ele me ensinou o que de mais valioso carrego para sempre. Não poderia ser mais agradecida a ninguém. Tenho muito orgulho de carregar um pedacinho seu comigo e vou me esforçar sempre para ser um pouco como ele.

Português turrão, apesar de extremamente doce e emotivo, ralhava com a esposa de vez em quando - e vice versa -, mas os dois nunca se largaram - amor de verdade.

Ajudou o genro como se fosse seu próprio filho e foi cuidado por ele como se fosse seu próprio pai – e foi também!

Sua profissão refletia bem sua essência. Entregador de pão e leite, era aquele que fazia os dias começarem mais leves e gostosos. Chega a ser poético, pois o pão é símbolo de vida e de compartilhar. Em cada pãozinho, o “Chico do Pão” passava pra frente um pouco da alegria que transbordava do seu sorriso sempre aberto - alimento pro corpo e pra alma. 

Por fim, teve a sorte de não sofrer um segundo sequer e se foi como um anjo de verdade, depois de ter cumprido, não apenas sua missão, mas a missão de, pelo menos, umas dez pessoas. Inesperadamente, sim, mas porque não suportava despedidas – haja visto que quando se aposentou, não quis avisar os clientes, que já eram amigos e passaram a ligar sem parar perguntando sobre sua volta.

Viveu intensamente tudo o que quis e como quis. Não importa quantos anos, teve uma vida plena e completa, como todos desejariam ter.

Foi feliz e tenho certeza de que é feliz. Se foi apenas quando teve a certeza de que aqueles ao seu redor ficariam bem.

Ama e é amado por todos para sempre.

Não existe pessoa no mundo que tenha algo ruim para falar dele. As inúmeras lembranças que permanecerão vivas eternamente são todas maravilhosas!

Nunca houve adeus com mais pessoas queridas sinceramente presentes.

Seu Francisco, “O Rei do Ferreira”! O melhor pai, avô, marido e amigo do mundo! A alegria e paz em pessoa!

Hoje faz cada raio de sol mais brilhante e floresce em cada botão de rosa, pezinho de hortelã ou de alface, além de vibrar nas asas dos mais lindos beija-flores e borboletas e alegrar cada ser vivo.

Um comentário:

Canaverde disse...

MUITO BOM LER ISTO BRUNA, NÃO É SÓ POR ESTAR BEM ESCRITO, É PELA HISTORIA DE VIDA FANTÁSTICA, BEM AO JEITO DE UM "SER" HUMILDE E BELO,POR ISSO QUEM TEVE POR DENTRO DESSA HISTORIA DE VIDA TEM RAZÕES PARA SER UMA PESSOA FELIZ, E NÃO SÓ O PROTAGONISTA.
PARABÉNS BRUNA